253 552 241

R. Antero Henriques da Silva, nº713

93 60 56 795

geral@semente-cdp.pt

 

PNL

seMente  >  Serviços  >  PNL

O que é PNL?

A PNL – Programação Neurolinguística – é uma “caixa de ferramentas” mentais poderosa para lidar com processos de mudança.
Integra três áreas essenciais nos processos de transformação emocional e de gestão comportamental:
Neuro diz respeito ao sistema nervoso, à mente, através da qual as nossas experiências são processadas pelos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfacto e paladar) dando origem à forma como percebemos a realidade.
Linguística refere-se à linguagem e outros sistemas de comunicação (interna e externa, verbal e não verbal), através do qual codificamos, ordenamos e atribuímos significados às nossas representações.
Programação remete para a organização de todo esse sistema (neurolinguístico) e às ferramentas de que dispomos para o rentabilizar e reprogramar, através da nossa comunicação interna e externa de forma a alcançar os resultados que desejamos.

Desta forma, pode dizer-se que PNL é o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Ela estuda os padrões (“programação”) criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“linguística”) e o corpo.
A PNL costuma ser definida como uma forma de agir e pensar ou mesmo como uma arte. O seu objetivo é treinar as pessoas a trabalhar seus modelos mentais e consequentemente sua forma de agir, com o intuito de conseguir melhores resultados de si e dos outros.

O princípio básico da PNL está na forma como encaramos o mundo, na ideia de que o que consideramos realidade é na verdade apenas um modo de observar, e no conceito básico de que todo comportamento possui uma estrutura subjetiva que pode ser estudada, modelada e transformada para que possamos atingir resultados esperados.

Reconhecida internacionalmente como a fórmula da excelência humana, e profundamente enraizada na Psicologia Humanista, a metodologia da PNL baseia-se no pressuposto que os seres humanos possuem todos os recursos que necessitam para um crescimento natural e saudável. Porém, devido a um conjunto de circunstâncias da vida pessoal, familiar e social, este crescimento pode ser bloqueado.

Por outras palavras, a PNL consiste numa prática baseada na observação e análise de como nós mesmos e como cada pessoa organiza os seus pensamentos, os seus estados emocionais, a sua fisiologia, a sua linguagem e o seu comportamento, e como podemos direcionar e otimizar esse processo.

Para quem?

Para quem procura:
Superar obstáculos
Transformar comportamentos
Formular e atingir objetivos
Aprender a usar o corpo e a linguagem de forma mais eficiente
Perceber melhor o funcionamento da mente
Descobrir e utilizar o potencial interno
Resolver conflitos internos
Comunicar mais eficientemente
Lidar de forma funcional com as emoções
Libertar-se de crenças limitadoras
Resolução de conflitos
Aprender a gerir e rentabilizar o seu tempo
Expandir a capacidade de influência e o poder pessoal