253 552 241

R. Antero Henriques da Silva, nº713

93 60 56 795

geral@semente-cdp.pt

 

Parentalidade Consciente

seMente  >  Serviços  >  Parentalidade Consciente

O que é Parentalidade Consciente?

Parentalidade Consciente é ser mãe, pai e educador (avó, avô, tia, tio ou quem convive diariamente com a criança) de uma forma consciente, com o intuito de expandir cada vez mais a própria consciência, a percepção de si mesmo e do outro. É olhar para a criança de forma mais autêntica, respeitosa e amorosa. No fundo, é tratar a criança como gostaríamos de ser tratados.

Praticar parentalidade consciente é mais sobre o “desaprender” do que aprender. Desaprender muitas crenças, ideias, hábitos que fomos adquirindo ao longo da vida. Desaprender atitudes e comportamentos, que muitas vezes são transgeracionais. É um processo de autoconhecimento, onde percepcionamos aquilo que nos serve e queremos como pais para as nossas crianças, e aquilo que (já) não nos serve quando procuramos um relacionamento saudável baseado no amor incondicional que sentimos pelos nossos filhos.

Quando nos conhecemos melhor conseguimos perceber melhor a criança, as suas necessidades, promovendo empatia e conexão. Ao estarmos verdadeira e conscientemente presentes na vida dos nossos filhos, respeitámo-los tal como eles são, satisfazemos as suas necessidades e amámo-los incondicionalmente.
Pais conscientes são perfeitos? Não! Ser um pai ou uma mãe consciente é praticar a aceitação. Sobretudo a auto-aceitação. Só é possível fazê-lo se encararmos a nossa vulnerabilidade e imperfeição em todos os aspectos da nossa vida. E não vejo papel mais desafiante que o de um pai ou uma mãe.

É um caminho infinito, que pode começar a qualquer momento, onde conduzimos a verdade, a autenticidade, a presença, a aceitação e o amor incondicional. É no fundo, viajarmos até à nossa criança interior, e fazermos as pazes com ela, aceitando-a (nos) tal como ela é e devolver esse amor incondicional aos nossos filhos.

 

 

Para quem?
Para pais, educadores, avós, tios, profissionais na área da educação e comportamento, que tenham interesse em saber mais sobre parentalidade consciente e de que forma esta pode ser utilizada junto de crianças.
Para quem esteja disposto a um processo de auto-conhecimento que pode ser desafiante, através de sessões individuais ou workshops temáticos, que lhes permita um melhor relacionamento e conexão com os filhos.
Para quem se encontra a vivenciar alguns desafios a lidar com comportamentos e atitudes dos filhos.

 

Workshops duração 2h30
WS1- Como criar crianças verdadeiramente felizes?
WS2- Como transformar desobediência em colaboração?
WS3- Como comunicar para ser ouvido?
WS4- Como estabelecer limites de forma tranquila?

Preços sob consulta.

A realização de cada workshop está sujeita a um número mínimo de inscrições. Vagas limitadas.

Há possibilidade de se realizar workshop “à medida”. Entre em contacto connosco.