253 552 241

R. Antero Henriques da Silva, nº713

93 60 56 795

geral@semente-cdp.pt

 

Hipnose Clínica

seMente  >  Serviços  >  Hipnose Clínica

O que é Hipnose Clínica / Hipnoterapia?

A hipnose é um estado psicofisiológico induzido ou auto-induzido, caracterizado por uma atenção concentrada e sugestibilidade aumentada. Ainda com muitas ideias erradas e mitos associados (especialmente pelo que é mostrado pela hipnose de palco/show) a hipnose não é mais do que um estado alterado da consciência ou percepção, de atenção focada – transe hipnótico – frequentemente acedido (mas não necessariamente) através de um profundo e agradável relaxamento.

Trata-se de um estado natural que experienciamos diariamente, quando a nossa mente vagueia ou estamos a “sonhar-acordados”. Ficamos tão concentrados que nos “desligamos” do que se passa no exterior: acontece por exemplo quando estamos a conduzir em “piloto automático” e não nos lembramos de todo o trajecto; quando estamos absortos em pensamentos, ou muito interessados num livro, num filme e parece que estamos efectivamente a vivenciar a história; acontece também quando nos encontramos naquele “limbo” em que estamos quase a adormecer ou quase a acordar.

É importante perceber que durante as sessões de hipnose clínica/hipnoterapia o paciente não estará a dormir, não perderá o controlo, não fará nada que não queira ou contra a sua vontade, não perderá a memória. Ao contrário do que se pensa, há muita atividade em todo o córtex cerebral durante a hipnose. A hipnoterapia é uma abordagem natural e segura, que facilita a identificação e ativação dos recursos internos do paciente, com a sua colaboração ativa. O hipnoterapeuta deve ser encarado como um facilitador, que poderá ajudá-lo no seu processo de mudança e de promoção do seu desenvolvimento e equilíbrio mas a resposta/solução está em si. Não é possível hipnotizar alguém contra a sua vontade. A pessoa tem de querer ser hipnotizada. Se não se permitir envolver, se não aceitar participar e libertar a sua imaginação de forma a poder experienciar as sugestões, a hipnoterapia não terá efeito.

Em muitos casos semelhantes a técnicas de meditação, visualização ou imagética, a hipnoterapia é ainda caracterizada por uma interactividade com o sistema de crenças e convicções do indivíduo e por um conjunto de técnicas e dinâmicas adaptáveis à sintomatologia e objectivos dos pacientes. Em ambiente de consultório, num contexto de confiança e confidencialidade, o transe hipnótico é induzido pelo terapeuta, levando a pessoa a uma concentração profunda no que está a ser dito, tornando-a assim recetiva às sugestões, desejadas e previamente acordadas em função do objetivo pretendido, sem no entanto perder o controlo da situação. Assim, fazemos com que o paciente viva esse estado de transe de forma a que todo o cenário que ele está a imaginar seja de tal forma real, tomando para si decisões que alteram os comportamentos que deseja corrigir.  A hipnose clínica utiliza esta capacidade de alteração de estado emocional e guia o paciente para corrigir alguns comportamentos que, embora o paciente pretenda corrigir ou eliminar, o seu inconsciente não lhe permite.

Inúmeros estudos comprovam a utilidade da Hipnose Clínica no desenvolvimento pessoal e na terapia de perturbações psíquicas.

Para quem?

A hipnoterapia é de especial utilidade em modificações comportamentais desejadas, tais como:
Perturbação de ansiedade
Perturbações de Stress
Perturbações de stress pós-traumático
Perturbações de pânico (com e sem agorafobia)
Perturbações obsessivo-compulsivas
Perturbações do Humor/Afecto (estados depressivos ou hipomaníacos, bipolaridade)
Perturbações do sono
Perturbações da aprendizagem
Perturbações dissociativas
Perturbações psicossomáticas
Perturbações da auto-estima
Perturbações dos impulsos
Perturbações do comportamento alimentar
Perturbações da sexualidade
Perturbações da Infância (Depressão infantil, Hiperactividade, Défice de atenção, Roer as unhas, Gaguejar, Enurese nocturna, Dificuldades de aprendizagem,pesadelos, comportamentos agressivos, etc.)
Fobias
Deixar de fumar
Controlo de peso
Gestão emocional
Dor crónica
Desenvolvimento pessoal
Fortalecimento do ego e autoconfiança
Depressão pós-parto
Preparação pré e pós-parto
Perturbações psicossomáticas
Asma
Enxaqueca
Insónia
Bruxismo
Ressonar
Problemas dermatológicos
Síndrome do Cólon Irritável (SCI)
Ansiedade na performance incluindo falar em público e em exames
Melhoramento da performance desportiva.