253 552 241

R. Antero Henriques da Silva, nº713

93 60 56 795

geral@semente-cdp.pt

 

Orientação escolar e vocacional (OEV)

seMente  >  Orientação escolar e vocacional (OEV)

O que é a Orientação escolar e vocacional?

Este programa destina-se a todos os jovens que precisam de tomar decisões escolares/profissionais. Essas tomadas de decisão acontecem especialmente no 9ºano (na escolha da área a prosseguir ou de cursos profissionais/vocacionais) e no 12º ano (na opção de um curso superior ou saídas profissionais).
Existem várias determinantes psicológicas que, de uma forma dinâmica, influenciam a escolha vocacional: maturidade vocacional, inteligência (cognitiva e emocional), interesse, valores, necessidades, traços de personalidade e auto-conceito. Torna-se crucial que este processo de tomada de decisão seja consolidado com informações sobre as aptidões e interesses pessoais, as opções disponibilizadas pelas instituições de ensino e formação e as vantagens e desvantagens que cada percurso acarreta.

Aqui no SeMente, a orientação vocacional é um processo, conduzido por uma Psicóloga, que através da pesquisa e análise de provas de interesses, aptidões e personalidade, dá algumas orientações sobre o percurso académico e profissional indicado, bem como estratégias de autoconhecimento e pesquisa. É importante referir que é o jovem que toma a decisão, a Psicóloga apenas apoia no processo, contribuindo para o amadurecimento de ideias e desenvolvimento de competências com vista a uma tomada de decisão informada e consciente. Não há um caminho certo e único e é sempre possível reformulá-lo.