Avaliação Psicopedagógica
Partindo da preocupação dos pais, médicos e/ou professores, a avaliação psicopedagógica procura clarificar as potencialidades da criança/adolescente a nível pedagógico, cognitivo, comportamental e emocional. Assim, torna-se possível traçar o perfil da criança/adolescente e permite a apresentação de sugestões e orientações em termos de apoios e intervenções que se revelem pertinentes.
No SeMente, este programa envolve:
– A identificação dos principais fatores responsáveis pelas processos de aprendizagem da criança/adolescente;
– O levantamento das habilidades académicas e cognitivas relevantes;
– A identificação de características emocionais e necessidades da criança/adolescente;
É um processo dinâmico, pois é a investigação do método de aprendizagem do indivíduo. Inclui entrevista inicial com os pais ou responsáveis pela criança, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.
Durante a avaliação podem ser realizadas atividades matemáticas, provas de avaliação do nível de pensamento e outras funções cognitivas, leitura, escrita, desenhos e jogos.
A avaliação permite esclarecer e definir quais as causas que possam estar a interferir com o processo de aprendizagem da criança.