253 552 241

R. Antero Henriques da Silva, nº713

93 60 56 795

geral@semente-cdp.pt

seMente  >  Sementinhas   >  Tic tac vida

Tic tac vida

A nossa vida é uma combinação entre tempo e energia. A energia conseguimos gerir e controlar, o tempo não. O tempo continua a passar. O tic tac do relógio não pára. Não importa se estás acordado, a dormir, se estás bem ou mal, se estás feliz ou triste, se cumpriste aquele objectivo ou não, se tens um relacionamento ou não, se tens ou não filhos. O tempo continua a passar.

Enquanto estás a ler isto, o tempo continua a passar, e a verdade é que estás mais perto da tua morte a cada minuto que passa.

O que podemos gerir e controlar é a nossa energia e forma como a utilizamos, as nossas actividades, os nossos pensamentos, isso sim, podemos controlar. Mas o tempo, não. Em última análise podemos controlar a forma como utilizamos o nosso tempo, mas o botão de pausa, de puxar atrás, à frente, ou de gravar pedaços de tempo da nossa vida não é controlável. Pelo menos não da maneira que desejaríamos. Conseguimos sim, guardar recordações, criar ancoras poderosas com certos e determinados momentos da nossa vida, até reviver ou visualizar tão fortemente alguns momentos e situações da nossa vida, que até parece que estamos mesmo a reviver um momento passado ou a experienciar algo que ainda não aconteceu e por momentos até parece que o tempo pára, fica em pausa. Mas o tempo não pára, continua a passar.

Quando entendemos isto, queremos gerir a nossa energia de forma a melhor utilizar o tempo que temos nesta breve vida. Estamos conscientes de que não somos eternos (pelo menos não como somos agora) e que esta nossa vida pode acabar a qualquer momento. Pode até ser hoje. Sim, isso mesmo, nós temos uma data de validade, só não sabemos quando expira.

Mas se não entendermos isto, e agirmos como se fossemos eternos, a maioria das coisas verdadeiramente importantes, ficarão para amanhã… amanhã começo a meditar, amanhã vou tomar aquela decisão que ando a adiar, amanhã vou realmente fazer aquilo que gosto, a partir de amanhã vou passar mais tempo com os meus filhos, amanhã vou comer saudavelmente, vou praticar exercício físico, vou procurar outro emprego, vou controlar melhor as minhas emoções…

E se o amanhã não chega? E se hoje for o ultimo amanhã que tens? O que vais fazer com o teu dia? Com a tua vida? O que é realmente importante para ti?

Agora é o tempo. FAZ AGORA.

Vem semear o que realmente importa www.semente-cdp.pt

Nenhum Comentário Adicionado

Deixe a sua opinião