253 552 241

R. Antero Henriques da Silva, nº713

93 60 56 795

geral@semente-cdp.pt

seMente  >  Sementinhas   >  Aprender com o passado ou viver no passado?

Aprender com o passado ou viver no passado?

Quem de nós nunca sofreu com um acontecimento, um comportamento, uma atitude (ou falta deles) no passado?

Quantos de nós ficam a remoer e a “ruminar” (isto é, pensar vezes sem conta e “re-ver”, “re-sentir”, “re-ouvir” o que se passou) nesse acontecimento, comportamento ou atitude de nossa iniciativa ou de iniciativa de outros, mas com grande impacto em nós?

Quantas vezes fazemos isto? Bastantes não é? E quantos de nós fazem isto bastante mais vezes com acontecimentos com impacto negativo do que com acontecimentos com impacto positivo? Já tinhas pensado nisto?

E quantas vezes acreditamos que o presente poderia ser melhor se aquilo que aconteceu no passado tivesse sido diferente? Desde que o ser humano sonha com a Máquina do Tempo talvez 🙂

E se eu te dissesse que o presente pode ser aquilo que tu quiseres? E se eu te dissesse que o presente é isso mesmo, uma prenda, que existe porque houve um passado? E se tu soubesses que o presente é perfeito tal como é? Que o passado é imutável, já passou.

E mesmo que entrasses na máquina do tempo e alterasses algo, como terias a garantia, a certeza de que o presente seria melhor?

E se, nem que seja por momentos (afinal o presente é apenas este momento, e muitos momentos destes juntos podem já ser o passado não é?) acreditasses que afinal o passado foi diferente, já que o presente é perfeito tal como é? Que tudo o que aconteceu (ou não aconteceu) contribuiu para a pessoa especial e única que és hoje? Que te fez aprender, que te fez fazer diferente, ou igual, consoante o que te foi servindo melhor, que te fez atingir os resultados que tens agora?

Que o passado és tu aos bocadinhos no presente?

E agora que sabes que o teu presente será um dia o teu passado, que resultados queres ter no teu futuro?

 

Estamos aqui para te ajudar a descobrir.

www.semente-cdp.pt

#Psicologiaclinica #coaching #pnl #mindfulness #semente

 

Nenhum Comentário Adicionado

Deixe a sua opinião