253 552 241

R. Antero Henriques da Silva, nº713

93 60 56 795

geral@semente-cdp.pt

seMente  >  Sementinhas   >  Optimismo vs Pessimismo

Optimismo vs Pessimismo

De uma forma (muito) generalizada podemos dividir as pessoas que vêem o mundo de uma forma positiva ou optimista e os que vêem de forma negativa ou pessimista. Não, não vou falar do copo meio vazio ou meio cheio (ou será que vou? 🙂 )

Normalmente os pessimistas são pessoas nostálgicas, “presas” ao passado em momentos que foram felizes (ao bom velho estilo do “dantes é que era!”). Nesta perspectiva o futuro não é promissor, pelo contrário. Para os optimistas o melhor está por vir.

Os optimistas acreditam e confiam em si mesmos e nas suas capacidades, ultrapassando os obstáculos mais facilmente. Para eles há sempre várias possibilidades, centrando-se nas soluções. Os pessimistas por seu lado duvidam das suas capacidades de superação de obstáculos, e concentram-se no problema em si, vitimizando-se quase sempre (a “culpa” é quase sempre do “sistema”; e pensando bem deles também, porque fazem parte do sistema… mas coitados, não há como lhe fugir.. ou há? 😉 ).

 

É certo que por vezes o pessimismo traz surpresas agradáveis. Por exemplo quando contamos com um determinado desfecho (mau ou menos bom) e afinal até houve um final (mais) feliz 🙂 (mas o “bom pessimista” vai arranjar sempre forma de se queixar ainda assim deste término 😉 ). Mas também é certo que o stress e o mal-estar provocados pelo negativismo é péssimo para nós e para o nosso organismo. Se não vejamos:

Pensamentos negativos, lembrar-se constantemente o quanto algo não está a correr como queria, reclamar com a vida e com coisas que fogem ao seu controlo (como a meteorologia, um acidente no trânsito, o filho que vomitou no carro…) levam a angustia, ansiedade, depressão, desilusões…sofrimento.

O discurso é feito normalmente pela negativa “não quero”, “não posso”, “não consigo”; Este tipo de linguagem programa a sua mente para expectativas e resultados negativos.

 

Então, como podemos semear a positividade? Promovendo pensamentos mais positivos e apropriados a cada situação e contexto. Precisa de ajuda? Estamos cá para isso 🙂

Vai fazer limonada com os limões que encontrar na vida ou vai deixar-se amargar?

Marque já em www.semente-cdp.pt

Nenhum Comentário Adicionado

Deixe a sua opinião